Dúvidas frequentes - Dr. Alvaro Galvão

Dúvidas frequentes

Qual a principal causa de Varizes?

  • A genética, é considerada como fator causal (desencadeante) mais importante;
  • O esforço físico inadequado também pode causar, mas em menor proporção;
  • A gravidez é considerada uma causa (fator causal) e também um fator agravante.

O que são as varizes?

Por conceito são veias superficiais, dilatadas de forma permanente, tortuosas, que não exercem mais a função circulatória adequada, podendo inclusive prejudicas outras veias por seu refluxo.

Como funciona o Laser no tratamento de varies?

O laser na cirurgia é suado para tratar a veias safena, porem depende de ela ter condições de ser reta, para passar a fibra do laser, o disparo da energia do laser de 1470 nanômetros dentro da veia (endolaser) faz com que a veia se contraia e coagule, e acaba fechando, sendo menos traumático e menos agressivo do que a retirada, com recuperação mais rápida.

Como funciona a espuminha?

A espuminha é um liquido que transformamos em espuma para ficar mais estável dentro da veia e agir por mais tempo, assim ela consegue fazer uma lesão na parede do vaso ocasionando o então fechamento, e teremos alguns coágulos (esclerus) dentro destes vasos que devem ser drenados, para atingirmos um resultado melhor, mas a veia ficará fechada depois de algumas sessões.

O paciente pode escolher o método de tratamento?

A escolha de tratamento deve ser de comum acordo como o profissional, mas sempre após um minucioso exame, aonde fazemos o diagnóstico através do doppler na consulta, e então é escolhido o método mais adequado, mas normalmente cada tipo de vaso requer um tratamento, também influencia a idade, o tipo de pele e a as condições de cronicidade da doença.

Salto alto Causa varizes?

Isto é um mito, os saltos não causam Varizes. Os trabalhos científicos comprovam que o uso de salto alto não provoca o surgimento de varizes, porém se usar salto muito alto por longos períodos, podemos ter a perda parcial do movimento de bombeamento exercido pela panturrilha e teremos uma sensação de peso e cansaço.

Uso de hormônios (anticoncepcionais e reposição hormonal) causam varizes?

Os hormônios estrógeno e progesterona provocam aumento (e é considerado fator agravante) levando à dores nas pernas, e de maior incidência de microvarizes (pequenos vasos) e de varizes calibrosas. Nas pacientes que fazem uso destes anticoncepcionais, além de aumentar a incidência Varizes podem induzir ao surgimento de trombose venosa profunda.

Manchas roxas no corpo surgem porquê?

A causa é considerada a fragilidade capilar, que pode ser hereditária, ou degeneração do processo de resistência da pele e dos vasos (pela menor quantidade de colágeno), o uso de corticoide por longo período também aumenta a fragilidade capilar, sendo muito frequentes manchas roxas (equimóticas) e também aumento dos pequenos vasos.

Depilação com cera quente ou fria provoca varizes?

Não, quando for realizada por um profissional capaz. Porém se após depilação a paciente apresentar manchas equimóticas (arroxeadas) nas pernas, nesses locais pode desenvolver pequenos vasos que são as microvarizes.

Exercícios físicos provocam varizes?

Os exercícios até melhoram o retorno venoso, pelo estímulo e contração dos músculos da panturrilha (coração periférico). Quando já se tem a tendência a desenvolver varizes, é então recomendado, evitar exercícios com impacto (pump jump, step, cama elástica, pula-pula) e também evitar o exercício de agachamento com peso. Se deve usar tênis com amortecimento e os demais exercícios sem impacto estão liberados.

Depois de retirar as Varizes numa cirurgia, elas voltam?

A cirurgia de varizes, quando bem indicada é curativa e definitiva (as varizes não voltam). Elas são retiradas, porém quando se tem a tendência genética (que não muda nunca) e se continua com fatores agravantes (como ficar em pé, uso de anticoncepcionais, novas gestações etc.) poderemos ter novas varizes.

Ficar muito tempo em pé ou sentada provoca varizes?

Pacientes que apresentam predisposição genética ou familiar, quando ficam muito tempo em pé ou sentados podem desencadear varizes e dores nas pernas. A pressão da coluna de sangue sobre as válvulas venosas e na parede das veias faz com que elas se dilatem e se tornem insuficientes.

Obesidade provoca varizes?

Pacientes obesas são sedentárias e deambulam pouco. Isto acarreta a elas diminuição da função da bomba muscular (panturrilha), aumentando a pressão nas válvulas venosas, desencadeando refluxo (varizes), e se houver obesidade excessiva, todo o sistema circulatório fica comprometido.

Subir escada causa varizes?

Quando subimos ou descemos escada com frequência o que ocorre é dor muscular. Muitas das pacientes que mudam para residência com escada ao apresentarem dores nas pernas passam a observar mais as pernas e notam varizes. Porém o excesso de descer desta escada de forma bruta, pode ser semelhante ao efeito do exercício de step e então agravar.

Gestação provoca varizes?

Gestantes que apresentam predisposição genética e familiar para varizes podem desenvolver mais varizes, principalmente depois da segunda e terceira gestação , pelos fatores abaixo relacionados:

  • Fator hormonal (aumento do calibre nas artérias e nas veias uterinas), para nutrir o bebê, que assim também leva a uma dilatação a todos os vasos do corpo, inclusive das pernas, podendo transformar-se em varizes.
  • Há aumento de líquidos no corpo e também aumento do peso da gestante.
  • Há aumento das taxas de estrógeno e progesterona e hormônios gestacionais.
  • Há fatores físicos como a compressão das veias profundas do abdome, dificultando o retorno do sangue (compressão das veias ilíacas e cava pelo aumento do útero).

Viajar de avião provoca varizes?

Não, varizes não tem como causa a viagem de avião. Mas causa edema (inchaço) e aumenta o risco de desenvolver trombose.

É recomendado viajar com meia elástica de média compressão, até abaixo do joelho (meias ¾) e caminhar no corredor durante o vôo para mobilizar os músculos e bombear o sangue.

O que é Trombose Venosa?

Trombose Venosa é a formação de coágulo dentro das veias, pode ser profunda, ou superficial, começa pequeno e pode se alastrar por muitos vasos.

A Trombose Venosa Profunda é mais grave e oclui o principal sistema de retorno o sangue (os vasos profundos) e se apresenta a perna inchada (geralmente uma perna) e com dor, por vezes aparecem veias colaterais dilatas para passagem do sangue e ocasionam endurecimento da panturrilha, as causas são:

  • Hipercoagulabiliade (pode ser por hereditário – trombofilia ou por uso de hormônios – estrógeno e progesterona presente nos anticoncepcionais);
  • Estase venosa: ficar muito tempo com a perna parada (pós-operatórios e viagens longas de avião ou carro com as pernas paradas);
  • Lesão venosa (fraturas, acidentes, pancadas, ou inflamação na veia).

Qual os principais problemas de ter trombose?

O problema imediato é a embolia pulmonar, quando o coágulo se desloca e migra indo parar no Pulmão, em 30% dos casos de embolia Pulmonar são fatais.

Os problemas futuros estão na Insuficiência Venosa crônica, que afastam as pessoas do trabalho, a perna pode ficar mais inchada que a outra por muito tempo ou definitivamente, e também há o surgimento de varizes secundarias, podendo até levar a presença de ulcera varicosa.

Quais são as indicações da cirurgia de varizes?

As indicações são:

  • Estética e o desejo de ficar melhor.
  • Funcional: Pacientes que apresentam varizes e sintomas como DOR, edema (inchaço), eczema e úlcera de membros inferiores; risco de trombose.
  • Preventiva: Pacientes que apresentam varizes exuberantes e são sedentários, mesmo que assintomáticos. Nestes pacientes a incidência de trombose venosa profunda é de ocorrência mais frequente.
  • Urgência: Pacientes com flebite extensa da veia safena magna (trombose de veia superficial) com progressão do coágulo ascendente no sentido do sistema venoso profundo.
×
Olá,
Vamos agendar uma consulta?